Seguidores

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Amada rádio, até já!

A 24 de Dezembro de 1988 as “rádios pirata” nessa altura já denominadas por “rádios livres” terminavam as suas emissões regulares e terminava também um ciclo importante na vida de quem deu, como é vox populi, “o corpo ao manifesto”. A partir dessa data assistiu-se ao silenciamento do espectro radioeléctrico como tinha sido conhecido e vivido nos anos anteriores. A partir dessa data nada seria como anteriormente.

Foram muitos os momentos dignos de registo ao longo das emissões das rádios pirata, foram muitos e emotivos os momentos que marcaram o desaparecimento das rádios livres. Deixamos aqui a memória das palavras proferidas por Fernando Alves aos microfones da TSF aquando do encerramento das emissões regulares desta emissora.

“Amanhã vai doer mais.
Agora, ainda não demos por nada.
Temos o corpo quente da pancada.
Agora erguemos os copos e o espanto todo.
Agora não dói.
Agora, ainda não sabemos que dói.
É certo: o amor da rádio nunca acaba.
Afastai-vos da lepra que este silêncio traz.
De quarentena companheiros.
Que aos outros, aos que sobram, este silencio também pesa.
Escutemos o silêncio das vozes que sobram.
Sussurrante nostalgia do que virá.
Voltaremos à antena numa inesperada manhã, para dizer de novo: O amor da rádio nunca acaba!
Erguemos pois os copos e os beijos.
Uma manhã destas, surpreenderemos os espantalhos do FM.
Amada rádio, até já”.

Seguimos as palavras do mestre, escutámos o silêncio das vozes que sobraram, sussurrámos timidamente a nostalgia que veio. Mas sempre tivemos a convicção de que a Amadora ia voltar a ter o que era seu por direito e sempre dissemos “Voltaremos à antena numa inesperada manhã, para dizer de novo: O amor da rádio nunca acaba!” e sabemos que vamos ter a capacidade, a vontade e a força para devolver à Amadora um serviço importante e vital. “Uma manhã destas, surpreenderemos os espantalhos do FM. Amada rádio, até já”.

2 comentários:

  1. Ehhhh lááááá, o que eu gostava de participar num projecto destes, muito mesmo! Espero que sim, que este projecto possa renascer, eu era uma ouvinte muito atenta. :-)

    ResponderEliminar
  2. Este é um projecto que está a ser trabalhado por elementos que faziam parte das antigas rádios da Amadora. Não se trata do renascimento de nenhuma delas mas sim do renascer dum sonho, um sonho conjunto com ideais partilhados.
    É um projecto aberto à participação de todos e vamos disso dando conhecimento à medida que for avançando para que todos possam participar, colaborar e divulgar.
    Esperamos que no inicio do mês de Julho já possamos levantar um pouco mais a ponta do véu, até lá, bom até lá vamos ser recatados, como é vulgar dizer o segredo é a alma do negócio! ;)

    ResponderEliminar